Bruxismo Infantil

O bruxismo é, de uma forma simplificada, uma atividade do sistema mastigatório, caracterizada pelo ato de ranger e/ou apertar os dentes, tanto de noite como de dia.

O “bruxismo fisiológico” ocorre até cerca dos 6 anos ainda durante a dentição decídua (dentes de leite), podendo observar-se desgaste na ponta dos dentes caninos devido aos movimentos de lateralidade.

É necessário estar atento ao “bruxismo patológico”, que ocorre depois dos 6 anos de idade e que se caracteriza por ainda maior desgaste dos dentes decíduos, dores de cabeça, musculares e da articulação temporo-mandibular (ATM), zumbidos, acordar cansado e dor ao mastigar. É frequente a produção de sons devido ao ranger dos dentes enquanto a criança está a dormir.

A etiologia é multifatorial, e por isso difícil de determinar. Os fatores psicológicos, como o stress emocional e ansiedade são os mais comuns, mas existem também fatores hereditários, dentários e sistémicos.

Esta sobrecarga de força pode levar a problemas mais graves no futuro, como desarmonia das arcadas dentárias derivada da erupção irregular dos dentes definitivos.

Cada criança deve ser diagnosticada e tratada individualmente pelo Médico Dentista.

A idade para se começar algum tipo de tratamento depende da gravidade do caso e da colaboração da criança.

Na maior parte dos casos é necessária a ação de outros profissionais da saúde como Pediatras e Psicólogos, para que se possa estabelecer um tratamento multidisciplinar que favoreça o desenvolvimento integral da criança para a promoção de saúde e bem-estar individual. O papel dos pais no tratamento desta patologia é de extrema importância.

Para ser detetado precocemente, os pais devem estar atentos aos sinais e sintomas e devem ir com os seus filhos à consulta de Odontopediatria regularmente.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon

© GanhaSorriso - Serviços Médicos, Lda