Primeiro Dente

11/14/2016

A erupção do primeiro dente de leite ocorre, em média, entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces que os rapazes. Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca do bebé, seguindo-se os incisivos centrais superiores.

 

 

 

Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores. Aproximadamente entre os 14 e 20 meses nascem os primeiros molares decíduos. Os caninos aparecem por volta dos 18 até aos 24 meses de idade e, por último, nascem os segundos molares.

Por volta dos 2 anos e meio/3 anos é de esperar que a dentição decídua esteja completa, sendo composta por um total de 20 dentes.

 

São comuns alguns sintomas relacionados com a erupção dos primeiros dentes, nomeadamente: perda do apetite, irritabilidade, aumento da salivação, gengivas avermelhadas, dolorosas e inchadas, alteração do sono e, ainda, diarreia e febre.

A cavidade oral do bebé deve ser limpa com uma gaze humedecida e para o alívio do desconforto associado à erupção dentária devem ser utilizados cremes tópicos (géis bucais), bem como mordedores (brinquedos disponíveis no mercado).

 

A primeira consulta de Medicina Dentária deve ser realizada quando erupcionam os primeiros dentes de leite ou, no máximo, até aos 12 meses de idade do bebé.

Partilhar no Facebook
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon

© GanhaSorriso - Serviços Médicos, Lda