Primeiro Dente

A erupção do primeiro dente de leite ocorre, em média, entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces que os rapazes. Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca do bebé, seguindo-se os incisivos centrais superiores.




Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores. Aproximadamente entre os 14 e 20 meses nascem os primeiros molares decíduos. Os caninos aparecem por volta dos 18 até aos 24 meses de idade e, por último, nascem os segundos molares.

Por volta dos 2 anos e meio/3 anos é de esperar que a dentição decídua esteja completa, sendo composta por um total de 20 dentes.


São comuns alguns sintomas relacionados com a erupção dos primeiros dentes, nomeadamente: perda do apetite, irritabilidade, aumento da salivação, gengivas avermelhadas, dolorosas e inchadas, alteração do sono e, ainda, diarreia e febre.

A cavidade oral do bebé deve ser limpa com uma gaze humedecida e para o alívio do desconforto associado à erupção dentária devem ser utilizados cremes tópicos (géis bucais), bem como mordedores (brinquedos disponíveis no mercado).


A primeira consulta de Medicina Dentária deve ser realizada quando erupcionam os primeiros dentes de leite ou, no máximo, até aos 12 meses de idade do bebé.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon

© GanhaSorriso - Serviços Médicos, Lda