top of page

Os Alimentos que mais pigmentam os dentes


A estética e, em particular, a cor dos dentes é algo com o qual os pacientes, cada vez mais se preocupam. No entanto, é normal que os dentes percam o seu tom naturalmente branco e ganhem manchas.

Algumas destas manchas estão relacionadas com a alimentação. Estes alimentos que mancham os dentes devem ser ingeridos com moderação já que vão depositando a sua pigmentação no esmalte dentário, transferindo assim a sua cor.

Os principais alimentos com maior pigmentação são:


[if !supportLists]· [endif]Molho de soja

[if !supportLists]· [endif]Molho de tomate e ketchup

[if !supportLists]· [endif]Frutas pigmentadas (frutos vermelhos, açaí)

[if !supportLists]· [endif]Beterraba

[if !supportLists]· [endif]Refrigerantes

[if !supportLists]· [endif]Caril

[if !supportLists]· [endif]Café e Chá

[if !supportLists]· [endif]Vinho Tinto


Alimentos ácidos também podem pigmentar os dentes quando ingeridos com muita frequência, já que, aumentam o pH da saliva e afetam a superfície do esmalte, tornando-o mais poroso e, consequentemente, mais suscetível a manchas.

Os principais alimentos ácidos que pigmentam os dentes são:


[if !supportLists]· [endif]Limão

[if !supportLists]· [endif]Laranja

[if !supportLists]· [endif]Kiwi

[if !supportLists]· [endif]Abacaxi

[if !supportLists]· [endif]Bebidas alcoólicas

[if !supportLists]· [endif]Vitaminas efervescentes


Existem também outros fatores que podem pigmentar os dentes como por exemplo: hábitos tabágicos, necrose pulpar, dentes desvitalizados, restaurações dentárias, trauma dentário, algumas doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes, tetraciclinas ou alguns antibióticos ingeridos durante a formação dos dentes em criança e fluorose (manchas por ingestão excessiva de flúor).

Os alimentos que pigmentam os dentes não precisam de ser excluídos da dieta, porém é importante fazer uma boa higiene oral e recomenda-se fazer bochechos com água ou colutório logo após a ingestão destes alimentos para minimizar os riscos e eliminar o excesso de substâncias que tingem os dentes.

É de salientar também que após a ingestão de alimentos ácidos é indicado esperar cerca de meia hora para realizar a escovagem dentária, a fim de evitar o desgaste do esmalte do dente.

bottom of page