top of page

O medo do Dentista

Muitos pacientes adiam e evitam a realização de determinados tratamentos dentários por falta de coragem ou medo das idas ao dentista. No entanto, só através de acompanhamento especializado é que pode evitar o desenvolvimento de problemas dentários, que podem prejudicar a sua saúde de forma grave.

Deve, em primeiro lugar, pensar nos benefícios de ter dentes saudáveis e bonitos. Tanto em termos de saúde como de autoestima, a sua dentição é muito importante. Deve sempre ter presente a ideia de que problemas dentários afetam a sua saúde geral. Quando tiver medo de ir ao dentista, pense que os benefícios dessa consulta devem superar todos os medos que possa ter.

Trocar algumas palavras com o seu médico dentista, antes do início do tratamento, pode ajudá-lo, criando desta forma empatia e possibilitando uma relação de confiança entre médico e paciente.

A abstração também funciona bem para algumas pessoas. Levar um livro para ler enquanto aguarda na sala de espera, ou ouvir as suas músicas preferidas antes da consulta, podem ser boas opções para ajudá-lo a descontrair. Se se sentir mais confortável, pode levar um amigo ou familiar. A presença de alguém que lhe é próximo é muitas vezes benéfico para a pessoa, que assim se sente mais acompanhada e mais calma.

Actualmente, com a evolução dos tratamentos, estes são desenvolvidos de forma praticamente indolor, através da utilização correta de anestesias locais durante a execução do tratamento, se assim for necessário.

É ainda importante referir que se os pais demonstrarem medo de ir ao dentista, as crianças vão aperceber-se e vão também elas ter medo de ir ao dentista.

Quando tiver medo de marcar a sua consulta, lembre-se que os tratamentos dentários podem fazer toda a diferença na sua saúde oral, física e psicológica.

O tempo não cura problemas dentários! Ficar à espera pode piorar um problema que poderia ser de fácil resolução, se tivesse sido tratado mais cedo. Os profissionais de medicina dentária da GanhaSorriso dar-lhe-ão todo o apoio necessário e farão com que se sinta mais à vontade e calmo, antes de iniciar qualquer tratamento dentário.

bottom of page